Foto: Reprodução/Na Cabana de Gonzagão
Reis possuem castelos para governar suas terras, mas o Rei do Baião preferia ser majestada em uma cabana. Era assim que Luiz Gonzaga chamava seu sítio em Miguel Pereira, comprado no ano de 1957. Era nesse lugar, cujo nome oficial era "Fazenda Asa Branca", que Gonzaga queria recriar um pouco das coisas de sua terra natal Exu.
Na "Cabana do Rei" se reuniam grandes artistas da época que estavam de passagem pela pacata cidade de aproximadamente 25 mil habitantes do interior do Rio de Janeiro, localizada no centro-sul fluminense a cerca de 120 km da capital. Luiz e sua esposa Helena sempre que possível hospedavam os amigos e parentes, artistas ou não, no tranquilo local.
Miguel Pereira faz parte da vida de Gonzaga, tanto que Helena elegeu-se vereadora da localidade em 1958. O sanfoneiro, com sua eterna boa intenção de ajudar a quem precisasse, foi um dos responsáveis pela construção do hospital Santo Antônio da Estiva - o único até então da cidade.
O Rei do Baião ainda faria parte da cultura local promovendo as festas de Santo Antônio nos anos 50 e 60, conduzindo uma grande caravana pelas ruas de Miguel Pereira. Segundo o historiador e ex-secretário de cultura da cidade Sebastião Deister, Gonzagão chegava na igreja matriz com um grande lençol e pedia ao público que o segurasse pelas extremidades e o carregasse aberto à sua frente. Logo atrás, Luiz vinha com seus trajes nordestinos característicos, tocando sua sanfona branca e cantado seus sucessos.
Em 1961, Gonzaga homenageou seu pedacinho de Exu no Rio de Janeiro gravando "Na Cabana do Rei", de autoria de Jaime Florence e Catulo de Paula, conforme podemos conferir no vídeo abaixo.
Na Cabana do Rei - Jaime Florence/Catulo de Paula (1961)
"Fui feliz nos dias que passei
Na Cabana do Rei
Dormi, sonhei
Ao som da melodia da rãs
Da Cabana do Rei
Juro que gostei
Dos banhos que tomei no lago
Da Cabana do Rei
Se Deus permitir
Pro ano aqui estarei outra vez
Na Cabana do Rei
Os seus pombos arrulham em choro
E os sapos respondem em coro
Nosso Lua é sabido que eu sei
Faz amigos e une corações
Em murmúrios e doces canções
Voltarei à Cabana do Rei."
Link do vídeo: https://youtu.be/tyVgd4iLtsI
Nenhum comentário:
Postar um comentário