terça-feira, 26 de abril de 2016

O REI DO BAIÃO E O MEIO AMBIENTE

Imagem: Reprodução/Blog Arte Cultural


O mundo atualmente vive um momento em que a preocupação com o meio ambiente é assunto de suma importância em todos os continentes. Muito pelo que o ser humano já prejudicou e ainda prejudica a natureza.

Luiz Gonzaga sempre foi um forte defensor e admirador dos animais e das vegetações, notadamente de seu sertão. Tanto que várias de suas músicas citam a fauna e a flora típicas do Nordeste brasileiro.

Uma delas especificamente - "Xote ecológico" - faz uma crítica ao problema do desmatamento e da poluição crescente em nosso planeta. Cita até o famoso ambientalista brasileiro Chico Mendes, assassinado há 27 anos justamente por sua luta pela ecologia. A canção foi composta em 1989 pelo Rei do Baião e Aguinaldo Batista para um dos últimos discos gravados pelo sanfoneiro. Já bastante debilitado - basta perceber sua voz um pouco embargada pelo agravamento da doença que o acometia, e que tiraria sua vida nesse mesmo ano - Gonzaga deixou seu recado para o grave problema que estava acontecendo com a natureza mundo a fora.



Xote ecológico - Luiz Gonzaga/Aguinaldo Batista (1989)

"Não posso respirar
Não posso mais nadar 
A terra está morrendo
Não dá mais pra plantar

Se plantar não nasce 
Se nasce não dá 
Até pinga da boa
É difícil de encontrar

Cadê a flor que estava aqui?
Poluição comeu!
E o peixe que é do mar?
Poluição comeu!
E o verde onde é que está ?
Poluição comeu!
Nem o Chico Mendes sobreviveu."


Link do vídeo: https://youtu.be/LPmRTyvyaAE

Nenhum comentário:

Postar um comentário