Imagem: Reprodução/ Livro Luiz Gonzaga - O eterno cantador
Pernambuco é berço de grandes talentos e pessoas notórias nas mais diversas áreas. Seja na arte, na cultura, na política, nos esportes, na religião, entre outros. Podemos citar vários: os músicos Luiz Gonzaga, Capiba e Dominguinhos; o antropólogo Gilberto Freyre; o educador Paulo Freire; o poeta João Cabral de Melo Neto; o futebolista Rivaldo; o comunicador Chacrinha e etc.
Mas dentre estes citados e muitos outros, quem poderia ser o mais proeminente de todos? Qual o que levou o nome de Pernambuco mais à frente? Quem melhor representou o "Leão do Norte" pelo país ao longo dos anos? Tal escolha foi delegada aos próprios pernambucanos numa votação popular em 2009.
A Rede Globo Nordeste promoveu um concurso para eleger o "Pernambucano do Século" e cabia aos votantes escolher qualquer pessoa que se destacou pelo estado. Na ocasião, quase 500 mil pessoas votaram.
Luiz Gonzaga foi o eleito com ampla maioria dos precisos 465.759 votos registrados em relação aos demais participantes – foi apontado por 271.524 pessoas, ou seja, 58,29%. Entre os concorrentes do Rei do Baião neste pleito, relembrando, estavam figuras célebres que nasceram em Pernambuco e que também fizeram parte da história brasileira em diversos setores.
Tal honraria rendeu um livro sobre Gonzaga com o título "Luiz Gonzaga - o eterno cantador - o Pernambucano do século", de autoria de Luiz Arcoverde e Eronildes Mergulhão e cuja capa ilustra estra postagem.
Ou seja, um título justo e mais uma prova da importância do sanfoneiro de Exu na elevação do nome de Pernambuco - e do Nordeste - e de sua grande contribuição para o fortalecimento da cultura regional em todo o Brasil.
Abaixo, um poema declamado pelo professor Clodoaldo Bezerra denominado "Pernambucano do século".
Link do vídeo: https://youtu.be/AMgkb0veb8o
Nenhum comentário:
Postar um comentário